Brasil e Uruguai se unem para desenvolver hidrovia na lagoa Mirim


Nos dias 4 e 5 de Outubro, autoridades públicas do Brasil e do Uruguai e empresários do setor da navegação dos dois países vão se reunir na cidade de Treinta y Três para discutir as melhorias e o desenvolvimento de uma hidrovia na bacia da Lagoa Mirim. Durante o encontro, os principais temas debatidos pelos participantes serão a navegabilidade e os portos da região, infraestrutura, conectividade e transporte, empreendimentos públicos e privados e o desenvolvimento produtivo, assim como a proteção ao meio ambiente.

___O objetivo do seminário é propor um programa de ações geral e setorial para a hidrovia da Lagoa Mirim, assim como identificar projetos que possam impulsionar o desenvolvimento da hidrovia em curto e médio prazo. Para isso, os organizadores do evento contam com a participação das empresas ligadas ao setor da navegação para conhecerem a realidade atual e a potencialidade da bacia e da hidrovia no local. Com isso, a expectativa é identificar projetos prioritários e a possibilidade de financiamento para a realização desses projetos, além de formular uma carta com recomendações de ações para o programa de desenvolvimento da bacia que requerem prioridade.

A empresa gaúcha Trevisa Investimentos (proprietária da Navegação Aliança) será representada pelo Dr. Fernando Ferreira Becker, que fará palestra sobre o transporte fluvial na Lagoa dos Patos e sobre a viabilidade dessa experiência ser adaptada para desenvolver o transporte hidroviário na Lagoa Mirim para o benefício de ambos os países.

A bacia da Lagoa Mirim ocupa cerca de seis milhões de hectares, distribuídos entre o Brasil e o Uruguai. Para nossos vizinhos, é a maior reserva de água doce do país. Apesar de não ter saída direta para o mar, seu acesso pode ser feito através do Canal do São Gonçalo, atingindo a Lagoa dos Patos e o Porto de Rio Grande e criando, assim, uma nova rota de exportação para a produção Uruguaia dessa região nordeste que fica muito distante do já congestionado porto de Montevidéu.

O seminário de desenvolvimento trans-fronteiriço acontece por um crescente processo de internacionalização e integração regional entre Brasil e Uruguai, que oferecem uma variada gama de opções de cooperação entre os países. Na atual conjuntura, um importante número de iniciativas, tanto de infraestrutura como de produção, serviços e ações sociais e comunitárias está sendo implantada entre os governos de Brasil e Uruguai. A nova agenda de cooperação se mobiliza em diferentes níveis de governo e certamente, o desenvolvimento da navegação pela bacia da Lagoa Mirim vai dar maior fluidez e respostas mais rápidas às demandas locais de ambos os países.

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