Convênio FINEP


A Navegação Aliança Ltda, empresa controlada pela Trevisa Investimentos S.A., desenvolve parcerias com Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil visando colaborar com o fomento de tecnologias nacionais. Prova disso é o projeto intitulado “Metodologia para Criação de Classes de Segurança e Conforto em Embarcações Fluviais”, desenvolvido em parceria com as universidades federais UFRJ (Rio de Janeiro), UFRGS (Rio Grande do Sul) e UFSC (Santa Catarina) e ainda com a empresa ENAVAL Engenharia.

___Um dos resultados do projeto foi a criação de um software, denominado ACDN (figura), dedicado à avaliação dos níveis de vibração e ruído da embarcação fluvial. Uma vez detectados níveis altos de vibração ou ruído, ações corretivas são recomendadas o que garante níveis adequados ao conforto dos tripulantes e à própria segurança da embarcação, já que vibração excessiva pode resultar em falhas estruturais bem como afetar o funcionamento de equipamentos eletrônicos a bordo.

finep1-400x286

A Navegação Aliança disponibilizou o navio Germano Becker para 6 campanhas de medição de ruído e vibração. O navio foi modelado e foi realizada análise em elementos finitos para obtenção das principais frequências e modos de vibrar da estrutura. As figuras seguintes mostram o 2º modo de vibração da estrutura global e o 1º modo de vibração do corpo de popa do Germano Becker.